Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais
Nesse mês de Junho iniciamos o inverno e de acordo com os chineses, cada estação do ano tem uma grande influência sobre nosso metabolismo, nossas emoções e até na nossa forma de pensar. Assim como a natureza, o ser humano também é regido por ciclos: alguns extremamente curtos, como a respiração, outros mais longos, como as estações. Cada período de um ciclo tem sua importância e influência na nossa condição energética.
Este ciclo pede mais horas de sono, é um momento de recolhimento e reflexão. Período ideal para meditação, leitura e ações que exijam mais concentração e menos movimento, como Yoga, por exemplo. Além disso, existem alguns cuidados especiais, que ajudam a passar pelo inverno com saúde.
Durante o inverno, o corpo humano tem necessidade de armazenar mais calorias. Por isso, quando a temperatura abaixa, a fome aumenta, o corpo treme e ficamos mais propensos a ter a pele mais ressecada, assim como os lábios. O organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo sem prejudicar os órgãos vitais.
Tremer quando se sente muito frio, por exemplo, é uma reação do corpo que tenta manter a temperatura média de 37ºC. O ato de tremer movimenta os músculos, que por sua vez contraem os vasos sanguíneos o que gera calor e aumenta a temperatura do corpo.
Em seguida, listamos alguns cuidados que devemos ter com o nosso corpo durante esse período de frio.
Manter o corpo aquecido
Manter o corpo bem agasalhado é algo que todos nós temos conhecimento, mas podemos potencializar o aquecimento (além de aproveitar um momento de relaxamento) aquecendo os pés com água quente.
No inverno, para intensificar o aquecimento do seu corpo, você pode fazer um escalda-pés calmante ou até para dores, após um longo dia de trabalho.
Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre escalda-pés e receitas para fazer no conforto da sua casa: Escalda-pés: Renove suas energias!
Cuidados com a pele
O frio e a diminuição de umidade podem levar a desidratação e a descamação da pele, que podem piorar por exposição a banhos quentes e excesso de sabonetes.
Como prevenir? Evitar exposição prolongada ao frio, evitar banhos muito quentes ou excesso de sabonetes e manter sempre a pele bem hidratada.
O hidratante tanto corporal, como facial, é seu aliado número 1 no inverno. Não se esqueça de beber bastante água, com o tempo frio acabamos por sentir menos sede, porém a hidratação deve vir de dentro pra fora, portanto, beba água!
Os lábios são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas, o que o torna mais sensível às agressões do frio e vento sem proteção natural. Além disso, há o ato de passar a língua com saliva e morder os lábios podem contribuir para o ressecamento. Para evitar tal ressecamento, aposte em um bom hidratante labial de sua preferência ou até manteiga de cacau.
Dor de garganta e resfriados
Na boca, existem microorganismos que não causam doenças, porém com a baixa temperatura e a baixa umidade do ar podem se multiplicar e causar infecção e dor de garganta. Além disso, no frio ficamos em ambientes fechados sem circulação de ar e mais expostos a transmissão, o que possibilita a proliferação de vírus e bactérias. Por isso é importante, mesmo no inverno, ingerir água e manter o ambiente arejado e com circulação de ar.
No frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido e também manter a energia necessária às suas funções, como respirar, caminhar, fazer a digestão dos alimentos, controlar a circulação do sangue e os batimentos cardíacos, dentre muitas outras funções. Então, é muito normal que o nosso apetite aumente no inverno, pois ocorre um aumento no consumo energético, por conta da temperatura ambiente ficar menor do que a nossa temperatura corporal.
Durante o inverno, normalmente há um aumento da vontade de se alimentar de alimentos gordurosos e calóricos. Entretanto, não é necessário mudar a alimentação porque o frio chegou. E é importante ter atenção para que isso não se torne um problema, causando o ganho excessivo de peso ou o aumento dos níveis de colesterol, por exemplo.
O ideal para essa época são sementes (que são altamente energéticas) como as nozes, amêndoas, castanhas, girassol, gergelim, linhaça, lentilha, verduras aquecidas e feijões de todos os tipos. Sopas e ensopados, alho e gengibre também auxiliam no aquecimento do organismo, reduzindo o consumo de energia.
Bebidas quentes, principalmente chás antes de dormir ajudam bastante a manter nosso corpo aquecido.
É importante evitar laticínios, farinhas brancas e o consumo excessivo de batatas, pois esses alimentos tendem a gerar uma certa sensação de cansaço em nosso corpo.
Apesar de o inverno ser um período onde devemos armazenar energia, devemos ter cuidado com alimentos excessivamente gordurosos, pois essa energia pode ficar acumulada em forma de gordura. Assim, a melhor forma de armazenar energia é através de uma alimentação leve, mas energética, com doses moderadas e regulares.
Você gostou do conteúdo? Então siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações. Estamos presentes no Facebook, Twitter e Instagram.
Até o próximo post e RELAXE COM PRAZER!
Bem-vindos ao blog do Espaço Terapias
Foi criado com o intuito de gerar mais interatividade entre os usuários do nosso site e as terapeutas cadastradas, é o nosso pequeno presente para quem nos visita. Porque faça, ou não, uma marcação
com as nossas anunciantes, queremos que a sua visita ao nosso site, por si só, já tenha valido a pena. Para isso vamos falar-lhe, com frequência, no maior interesse que temos em comum:
as MASSAGENS !
Traremos sempre curiosidades e tudo que há de novo na massagem e massagistas, é claro!
Aqui no Espaço você encontra as mais variadas massagistas, com certeza as melhores do RJ estão AQUI.
Como criar um SPA dos pés em Casa
Estratégias Eficazes de Atendimento ao Cliente
Massagem no carnaval: 5 motivos para incluir na sua programação
Como Aliviar a Tensão Muscular Rapidamente
Qual é a tendência dos negócios de massagens?
Tudo que você precisa saber sobre massagem tântrica
Guia Completo: Como Escolher a Melhor Massagem Niterói
POR QUE MASSOTERAPIA É UMA PROFISSÃO PROMISSORA?
8 perguntas curiosas sobre massagem!
Olá Margaret, indicamos que procure um curso primeiramente, algumas clinicas oferecem cursos https://espacoterapias.com.br/emprego/. A exemplo da Life Massoterapia, temos outras também lá. Espero ter contribuído, boa sorte! :)
Como trabalhar com massagem tântrica? Confira 4 dicas! (Ver post)Como posso me tornar uma proficional em massagem tantrica
Como trabalhar com massagem tântrica? Confira 4 dicas! (Ver post)
Muito legal essa técnica
Massagem tântrica: conheça esta técnica milenar! (Ver post)