Já ouviu falar da Síndrome de Burnout? Se o estresse constante tem feito você se sentir sem motivação, impotente e no limite da exaustão, você pode estar a caminho dela.
O estresse se tornou uma palavra comum no vocabulário cotidiano, usada principalmente para descrever situações do trabalho e do nosso dia a dia profissional. O fato é que por mais que o estresse no trabalho seja muito comentado, pouco se faz a respeito.
O estresse no trabalho pode ser causado por diversos fatores. Seja por insatisfação com as tarefas corriqueiras ou por frustrações maiores no âmbito profissional, é comum que o estresse atinja nossas vidas, tornando-se um peso.
Na maioria das vezes, a competitividade e os estímulos estressantes do trabalho são considerados normais. Mas quando essa carga começa a consumir toda a mente e energia, devemos tomar cuidado para que isso não adoeça nosso corpo.
A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão prolongada, estresse extremo e esgotamento físico e mental.
O burnout gera uma perda de motivação profissional que pode evoluir para sentimentos de fracasso e inadequação. Ele faz com que a pessoa pense que sua função não tem importância, que sua dedicação ao trabalho é maior que a satisfação que ele traz e faz com que sair de casa para trabalhar se torne um sacrifício.
O termo burnout, em inglês, significa queimar (burn) e fora/ exterior (out). Foi criado para demonstrar o desgaste físico e psicológico da pessoa, como se a queimasse de dentro para fora: “queimar-se por completo”.
Burnout se refere a algo que deixou de funcionar por exaustão de energia, como um curto-circuito. Por isso, o termo é associado ao último estágio de esgotamento do estresse e da exaustão profissional.
Normalmente ocorrem as seguintes fases:
· Excesso de trabalho / ambição: comum para pessoas que estão iniciando um novo emprego ou realizando uma nova tarefa. A ambição estimula a trabalhar mais.
· Negligencia das próprias necessidades: o profissional começa a sacrificar o autocuidado como dormir, exercitar-se e comer bem.
· Deslocamento de conflito: em vez de reconhecer que está se esforçando ao máximo, o profissional culpa o superior, as exigências do trabalho ou colegas por seus problemas. Em vez de assumir a responsabilidade pelos próprios comportamentos, culpa os outros, vendo-os como incompetentes, preguiçosos e arrogantes.
· Não ter tempo para necessidades não relacionadas ao trabalho: começa a se retirar da família e dos amigos. Convites sociais para festas, filmes e jantares começam a parecer penosos, ao invés de agradáveis.
· Mudanças comportamentais: podem se tornar mais agressivos e impacientes.
· Despersonalização: sente-se separado da sua vida e da capacidade de controlar a sua vida.
· Vazio interior, ansiedade ou depressão. Pode voltar-se para comportamentos como uso de substâncias abusivas, jogos de azar ou comer demais. A vida pode perder significado.
· Por fim, colapso mental ou físico.
É normal sentir desânimo e sobrecarga alguns dias, quando sair da cama parece exigir um esforço hercúleo. O problema é se você se sente assim na maior parte do tempo: pode ser um sinal de Síndrome de Burnout.
Cansaço excessivo, tanto físico quanto mental, dificuldade em se concentrar, sentimentos negativos de fracasso, incompetência, desesperança, humor oscilante, insônia. O processo é gradual, não acontece da noite para o dia. No princípio, os sinais são sutis, mas vão piorando com o passar do tempo.
Ela também causa impactos na saúde no longo prazo, com dores de cabeça e musculares, problemas gastrointestinais, pressão alta e até alteração dos batimentos cardíacos. Por isso, é importante prestar atenção em você e no seu corpo para conseguir reverter o quadro e evitar o esgotamento.
O ideal, caso se identifique com algum desses sintomas, é que o profissional procure ajuda médica e de psicoterapia. O médico pode sugerir alguns tratamentos para ajudar a controlar os sintomas enquanto trabalha com a exaustão mental com outras técnicas e terapias. Já o psicoterapeuta, pode fornecer as ferramentas necessárias para lidar com o estresse e trabalhar nesse período difícil.
A massagem já é uma prática muita antiga usada no alívio das dores e tensões musculares, mas hoje, ela é muito mais utilizada do que antes, no tratamento de sintomas e incômodos mentais, como o estresse.
Por tudo isso, a massagem e sua prática à domicílio pode te ajudar a eliminar o estresse no trabalho e levar uma vida mais leve e prazerosa! Isso porque muitas vezes o estresse no trabalho é decorrente da falta de tempo e de organização.
Das massagens oferecidas mais recomendadas para ajudar quem sofre com o estresse no trabalho, estão a massagem relaxante e o shiatsu.
Na massagem relaxante, além do relaxamento, há o alívio de dores musculares e a melhor capacidade de oxigenação do sangue, promovendo o bem estar físico e mental por meio de toques firmes e deslizamentos suaves.
Veja também: Conheça os benefícios da massagem relaxante
Já no Shiatsu, são feitos movimentos pontuais e vigorosos com foco no relaxamento intenso dos músculos e na redução de dores nas costas e pescoço. Essa técnica promove o bem-estar e relaxamento profundo, reduzindo sintomas de dores e tensões musculares.
E para ajudar na prevenção de chegar a esse estado, muitas pessoas começaram a buscar alternativas capazes de controlar esse turbilhão de emoções diário.
Yoga, meditação, aromaterapia, florais de Bach e tantas outras práticas têm feito parte da rotina de pessoas que começaram a perceber a necessidade de algo que as orientassem a não chegar a uma estafa mental.
Todas essas alternativas ativam a resposta de relaxamento do corpo, um estado de descanso que é o oposto da resposta ao estresse. A melhor forma de prevenir a Síndrome do Burnout é se observar com carinho, mudar hábitos, ter consciência dos seus limites e tempo para se cuidar.
É possível aliar trabalho e qualidade de vida e tudo diferente disso está errado. Não é normal viver estressado, sem descanso, sem lazer. O normal é equilibrar corpo e mente para uma vida mais plena e feliz. Conte com as profissionais em Massagem do Espaço Terapias.
Bem-vindos ao blog do Espaço Terapias
Foi criado com o intuito de gerar mais interatividade entre os usuários do nosso site e as terapeutas cadastradas, é o nosso pequeno presente para quem nos visita. Porque faça, ou não, uma marcação
com as nossas anunciantes, queremos que a sua visita ao nosso site, por si só, já tenha valido a pena. Para isso vamos falar-lhe, com frequência, no maior interesse que temos em comum:
as MASSAGENS !
Traremos sempre curiosidades e tudo que há de novo na massagem e massagistas, é claro!
Aqui no Espaço você encontra as mais variadas massagistas, com certeza as melhores do RJ estão AQUI.
Como criar um SPA dos pés em Casa
Estratégias Eficazes de Atendimento ao Cliente
Massagem no carnaval: 5 motivos para incluir na sua programação
Como Aliviar a Tensão Muscular Rapidamente
Qual é a tendência dos negócios de massagens?
Tudo que você precisa saber sobre massagem tântrica
Guia Completo: Como Escolher a Melhor Massagem Niterói
POR QUE MASSOTERAPIA É UMA PROFISSÃO PROMISSORA?
8 perguntas curiosas sobre massagem!
Olá Margaret, indicamos que procure um curso primeiramente, algumas clinicas oferecem cursos https://espacoterapias.com.br/emprego/. A exemplo da Life Massoterapia, temos outras também lá. Espero ter contribuído, boa sorte! :)
Como trabalhar com massagem tântrica? Confira 4 dicas! (Ver post)Como posso me tornar uma proficional em massagem tantrica
Como trabalhar com massagem tântrica? Confira 4 dicas! (Ver post)
Muito legal essa técnica
Massagem tântrica: conheça esta técnica milenar! (Ver post)